Há exatos vinte anos publiquei o primeiro post num tal finito-log. Era sobre o Aprendizado Inter-projetos. Nome estranho para uma obsessão — uma questão — que permanece: como uma organização aprende? As questões que guiam este irregular finito compartilham a mesma característica: são teimosas. Insistentes como a tagline que acabo de recuperar:
o que precisa ser feito?
A primeira versão estava em inglês: what needs to be done? Pedante; Brega!
Mas a inspiração era sincera. Segundo Drucker, esta era a grande pergunta. Segundo Brooks, ela apontava para a parte mais difícil e crítica de todos os projetos: definir o que precisa ser feito1. Seguimos atualíssimos Drucker, Brooks e, quiçá, este escrevinhador. Por falar nisso…
Atualidades
É desajeitado para um fã de clássicos sugerir atualidades. Se eu fosse você desconfiaria. Mas não deixaria de dar um clique ou um google em:
Data-Centric: já tem até manifesto. Somos 1698 signatários até agora2. Casa e ideias arejadas. Desafios que valem nosso tempo. Porque não dá para continuar desenvolvendo e instalando sistemas de informação ignorando todo o estrago que já causamos.
Knowledge Graphs (KGs): podem se entrelaçar com o nó acima e até desenvolver vida própria. Valem para toda a sociedade (OKGs), para corporações (EKGs) e até ou principalmente pra gente (PKGs). A aposta nos KGs é pra ontem, escreveu o Gartner3. E é difícil acreditar que esta pedra preciosa seja gratuita.
Essential Balances: e você, visitante assíduo4, achou mesmo que eu faria uma lista destas sem falar do VSM? Olha, eu cheguei a acreditar que todo mundo que fala ou escreve sobre o modelo do Beer está condenado a desenhar o mesmo diagrama e tentar ensinar os mesmíssimos conceitos para o resto da vida. Até tropeçar nesses Balanços Essenciais. Que não é um livro sobre o VSM. Mas bebeu nele e propõe ideias e hábitos que, não duvido, receberiam aplausos do próprio Stafford Beer.
Antiguidades
A morte do Agile: morte morrida ou morte matada? O substituto tem algo novo para colocar na mesa além de um adjetivo bonitinho? Quando levarem o Agile embora, podemos ficar com os laços curtos de fidbeque? As retros engraçadinhas vocês podem levar. Alguns coaches também…
Os estragos das IAs: afinal, eles estão sub ou superdimensionados? A dúvida é antiga ou antiquada? O que dizer das mini-certezas5?
A fragilidade escandalosa das cidades sob nuvens e da computação em nuvem; Da gente e nossas instituições. Da gente, gente.
Cotação
Saber o que deve ser feito elimina o medo.
No artigo No Silver Bullet, de 1986, publicado na edição de aniversário do clássico The Mythical Man-Month (Addison-Wesley, 1995).
Agora: 15/05/2024 19:45
Que sinaliza em sua breve explicação não ter entendido bem o que significa essa coisa de knowledge graph.
Muito obrigado!
Cuidado: tema adulto repleto de termos chulos.